NÃO, O SUPERMAN NÃO SE CONVERTEU!

7 jan

 

Hoje me enviaram via facebook o link de uma canção entitulada “O Superman se converteu”. Parei para ouvir, e no início imaginei que fosse uma abordagem zombeteira de alguma banda secular, a exemplo do grupo Asa de Águia, que nos anos 90 fez sucesso escarnecendo do evangelho com um hit que repetia que “na casa do Senhor não existe Satanás”. Para minha (quase) surpresa, porém, percebi que não era nada disso: tratava-se mesmo de uma banda cristã celebrando a suposta conversão do super herói que representa e encoraja os norte-americanos desde as tirinhas dos anos 40.

Não sei quanto tempo tem a música; hoje ouvi pela primeira vez. Também não tenho dados sobre a banda. Não vou usar desse texto para fazer o que muita gente pode fazer melhor que eu: questionar a validade musical do hit, elucubrar acerca de sua legitimidade teológica ou mesmo colocar em cheque o propósito desta empreitada poética. Prefiro ironicamente adentrar a “brincadeira” e discordar da banda, afirmando simplesmente que o Superman NÃO se converteu.

Concluo que o Superman não tenha se convertido por três razões fundamentais e simples, as quais passo a respaldar:

1) O Superman não se converteu porque ninguém genuinamente convertido esconderia sua real identidade – O Superman, na verdade, é Clarke Kent, um jornalista mediano que não pode assumir quem é. O cristão autêntico tem interesse de que todos saibam quem ele é, pois vive à semelhança de Cristo e quer que o mundo conheça o Salvador mediante o seu testemunho.

2) O Superman não se converteu porque ninguém genuinamente convertido se auto-atribuiria a tarefa de salvar o mundo – Sei que isso contradiz o evangelho que o Brasil tem conhecido, mas aqueles que se encontram com Cristo atribuem a Ele toda condição heróica, e contentam-se com a sombra da Sua graça. De acordo com o verdadeiro evangelho, a salvação só ocorre através de Cristo, e um homem não pode salvar outro homem. O sacrifício de Cristo na cruz é suficiente para consumar Seu soberano plano de redenção.

3) O Superman não se converteu porque ninguém genuinamente convertido continua super-homem – Na Bíblia, homens que tiveram um encontro com Cristo foram marcados por um senso de inadequação. Foi o caso de Moisés, que pensava-se incapacitado para falar; de Isaías, que considerava-se impuro; de Jeremias, que vislumbrava-se imaturo; ou mesmo de Pedro, que conhecia sua condição de pecador. O convertido proclama a Cristo, e jamais a si mesmo.

Por esses motivos, sem levar em conta todas as outras razões óbvias, não posso concordar com a letra dessa exuberante obra da música baiana. E ainda há uma última razão, nitidamente irônica e definitivamente menos relevante: nenhum convertido que se preze sairia por aí voando com uma sunga vermelha por cima da calça!

No mais, que Deus abençoe a Bahia!

Mário Freitas é fã do Superman. E não gosta de axé.

Anúncios

2 Respostas to “NÃO, O SUPERMAN NÃO SE CONVERTEU!”

  1. Rodrigo Nogueira (@Rildlanster) janeiro 9, 2012 às 3:19 am #

    Mais uma música q me traz a imagem de crentes costurando uma capa de cordeiro no lobo. Não tem nada a ver com tranformar a maldição em bênção, tem a ver com reforçar a maldição e fazer com q pessoas de alguns poucos bytes de discernimento fiquem zombando das versões “santificadas” de baixarias pobremente musicalizadas.

  2. F janeiro 9, 2012 às 12:02 pm #

    Muito bom, como sempre, meu caro Mário!
    Vc é um artista das letras.
    Abraço largo.
    Gidiel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: