DEVERIA EXISTIR UM MÊS DAS MISSÕES?

1 ago

Hoje é 1 de Agosto, e para muitas igrejas brasileiras inaugura-se o mês das missões. A origem dessa idéia é nobre: dia 12 de agosto de 1859 chegava ao Brasil o jovem Ashbell Green Simonton, um dos primeiros missionários em terras tupiniquins, e fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil. Como muitas igrejas do país são originárias da referida denominação, alguns valores de seu calendário foram herdados por todo o movimento evangélico nacional.

No entanto, nem sempre esse apego ao calendário é benéfico. Temo que muitas igrejas façam campanhas e idealizações em torno da obra msisionária no mês de agosto, mas negligenciem a mesma obra durante o restante do ano. O perigo é que as missões se tornem um programa, uma tarefa do checklist. Mas a Bíblia demanda que tenhamos uma mentalidade missionária constante e crescente. Corremos o risco de falar em missões durante o mês de agosto, e viver o resto do ano “à gosto” dos nossos próprios valores.

Sou conferencista, e geralmente prego em igrejas sobre o tema das missões. Agosto costuma ser um mês conturbado em termos de agenda, e infelizmente muitos convites não puderam ser aceitos para esse mês. Mas confesso que, muitas vezes, não aceito o convite por conta da natureza do evento. Isso acontece quando percebo que sou convidado para eventos missionários em igrejas que não são verdadeiramente envolvidas com missões. Elas realizam o evento porque é o mês adequado, para cumprir com a proforma. Mas sua reflexão missiológica e sua práxis missionária são praticamente nulas.

Que nesse “mês das missões”, Deus converta os ouvidos de Sua igreja para o clamor do mundo. Ousemos realizar aquilo que verdadeiramente importa. Que passemos a viver missões a cada minuto. Deus esteja!

Mário Freitas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: