ENTRE A VIDA E A MORTE NA ÁFRICA

8 jul

 

 

 

 

 

 

 

O vôo 442 saiu de Nairobi, Quênia, com destino a Bujumbura, Burundi, às 9:50h da manhã do dia 07 de julho, 5a feira. O avião da Embraer era limpo e novo. A Kenya Airways estava bem organizada, e o vôo saiu no horário. Após 15 minutos de vôo, porém, uma surpresa. Uma daquelas que a gente espera mas não espera.

Uma turbulência fora do comum teve início. O avião parecia que ia desmontar. Vi certo alvoroço por parte das aeromoças, e logo o capitão anunciava pane em uma das turbinas. Alguém que utiliza transporte aéreo quase que semanalmente não deveria amedrontar-se por conta de uma turbulência. Mas aquela foi diferente.

Acho que não tive medo. A angústia que me sobreveio dizia respeito à minha família no Brasil, à distância, e sobretudo ao sentimento de impotência diante do caos. Para minha surpresa, assim como eu, os outros passageiros permaneceram em silêncio, na clara intenção de não tornar a situação ainda pior. O silêncio, no entanto, me causou sensações ainda mais estranhas.

Comecei a orar. Confesso que orei por tudo quanto pude lembrar. Orei por Giovana e as crianças, pelas pessoas próximas, pela MAIS e pela igreja sofredora. Minha única segurança naquele momento foi saber que eu estava no centro da vontade de Deus. Esse é e sempre será o lugar mais seguro da Terra.

Experiências como essa nos fazem perceber nossa miséria ante à incontestável soberania de Deus. “Que é o homem, para que dele Te lembres? E o filho do homem, para que o visites?” (Salmo 8:4). Bem, eu fui visitado por Deus no vôo 442 da Kenya Airways.

Não creio que o ocorrido tenha relação direta com o exercício missionário. Sim, eu estou na África, mas o que aconteceu poderia ter sido no Brasil ou em qualquer parte do mundo. A graça de Deus e a competência dos pilotos africanos fez-nos pousar em segurança no mesmo aeroporto de onde tínhamos partido. Um pouso forçado, truculento, abrupto, mas não houve feridos. Aquilo que poderia ter sido caótico terminou em aplauso espontâneo, sincero e coletivo por parte dos passageiros. Para aumentar minha alegria, notei que alguns oravam em gratidão. A igreja estava lá.

Fica provado que eu tinha que estar em Burundi. Deus me permitiu chegar. A Ele a glória!

19 Respostas to “ENTRE A VIDA E A MORTE NA ÁFRICA”

  1. Jéssica julho 8, 2011 às 3:37 pm #

    Glorias a Deus pastor, vemos mais uma vez a mão de Deus agindo a favor daqueles que o temem e andam segundo o Seu querer.
    A Ele a gloria para sempre.

    Abraço. God Bless Pastor.

  2. Charles T Fraga julho 8, 2011 às 3:37 pm #

    Simplismente MARAVILHOSA esta experiencia, tornando unica… me veio na cabeça o relato que voce contou dos pastores que estao lhe esperando e que um grupo de satanistas e afins, estavam ja fazendo seus movimentos… não sei se tem correlação, mas o que é fato é as mãos de DEUS na sua vida e nos demais naquela aeronave.

    Se ELE te colocou uma MISSÃO para ser realizada, enquanto você não a concluir, você será HIGHLANDER (já viu este filme, dos imortais?) 🙂

    Deus te abençoe jovem…
    você é um grande desbravador, um history maker!

  3. Fabão julho 8, 2011 às 4:42 pm #

    Mario, vc está dando um trabalho danado para os anjos do Senhor. Eu sempre tive a sensação que voar é um milagre daqueles que dois anjos ficam sustentando as asas da aeronave (o pessoal acha que há uma explicação física de sustentação, mas é balela…rr). Glória a Deus porque o Senhor ordenou reforços nesta pane. Afinal quem estava embarcado era você, um filho amado. Eu faria o mesmo.
    Fabio Hertel

  4. marcus castro julho 8, 2011 às 5:09 pm #

    Estar sempre no centro da vontade de Deus, é o que nos motiva a saber que qualquer circunstância por mais adversa, nos faz estar mais firmes na fe. Que Deus esteja sempre contigo, meu querido Mario. um fazedor de historia em missoes. abracao.

  5. Oziel Andrade julho 8, 2011 às 8:26 pm #

    Pr. Mario,

    Deus sempre esteve contigo, e creio que essa experiência só veio comprovar o quão grande amor Ele tem por ti.
    Deus te abençoe.

    Oziel Andrade

  6. Quel julho 8, 2011 às 8:37 pm #

    “Minha única segurança naquele momento foi saber que eu estava no centro da vontade de Deus. Esse é e sempre será o lugar mais seguro da Terra.”

    Que Deus continue te dando muita energia para espalhar muito AMOR e ESPERANÇA por onde você passar 🙂

    Estou lendo o seu livro sobre chamado… mas confesso que lendo esse post senti uma certeza imensa: realmente não há nada melhor para as nossas vidas do que estar no centro da vontade de Deus… e é isso que eu quero!

  7. FÉ ATIVA julho 8, 2011 às 8:45 pm #

    Obrigado por todas as palavras de encorajamento. Amo vocês. Amo a Missio Dei. O Cordeiro é digno!

  8. Felippe Abreu julho 8, 2011 às 9:48 pm #

    Pastorzão , sem duvidas essa experiência já estava preparada por Deus , e com certeza foi mais uma prova da fidelidade dEle .
    O melhor lugar pra estar é esse mesmo , nao no avião turbulento, mas no centro da vontade de Deus . Porque estando no centro da vontade de Deus , qualquer lugar é seguro !! Tamo junto

  9. TENENTE CORONEL WALTER MELLO - CAPELÃO julho 9, 2011 às 2:20 pm #

    Quem viaja acompanhado dos anjos do Senhor, mesmo em meio às turbulências pode sentir a serenidade do agir do Pai.
    Muitas bênçãos pra você!

  10. edmo higa julho 9, 2011 às 2:52 pm #

    Mário,

    Esse teu testemunho é um discurso eloquente da guarda de Deus, mesmo em situações complicadas. Valeu!

  11. Selme julho 9, 2011 às 2:54 pm #

    Pastor, que bom saber que Deus sempre nos ampara. Deus continue abençoando voce e sua linda família! Estar no centro da vontade de Deus é saber que Deus está no controle em toda e qualquer situação.
    Saudade, muita saudade de voces!
    Abraços,
    Vicente e Selme

  12. gilmar de lima julho 9, 2011 às 8:12 pm #

    Glória à Deus Pr. Mário!
    Feliz com sua obra, dentro dos preceitos de sua real vocação, oro para que Deus continue abençoando vc e sua família! Boa estadia! Deus lhe abençoe, continuaremos orando por vc, sempre! abraços, até breve! Gilmar de Lima

  13. Yara Neves de Azevedo julho 10, 2011 às 2:21 pm #

    Rev.Mário, sua missão está apenas começando, Deus lhe protejerá sempra no início ao fim, em todos os momentos e situações. Aqui no Brasil-Paraná-Champagnat estamos orando por vc e sua equipe. Que Deus se alegre da sua vida e dos seus familiares. Yara Azevedo

  14. Aloysio M. Almeida Junior julho 11, 2011 às 4:17 am #

    Glória a Deus, Pr. Mario!

    Deus não faz nada por acaso. Eu sou o Aloysio, que trabalha com a Luciana, que lhe vendeu os bilhetes para que o senhor estivesse presente nesse voo da Kenya Airways. Acabei de ler seu relato do ocorrido e estou tocado. Muitos poderiam estar culpando a tudo e a todos, mas o senhor está dando graças a Deus por ter estado presente nesta turbulência e vivenciado essa situação – todos orando dentro da aeronave, que experiência maravilhosa! Eu já passei por uma situação dessas voando Miami-Atlanta há uns 2 anos. Uma tempestade tremenda causou uma turbulencia tão grande que as bagagens caíram dos compartimentos superiores em cima dos passageiros. Muitos passaram mal e um senhor mais idoso teve parada cardíaca, mas Deus guiou aquela aeronave até o solo com segurança. Que Deus continue sempre cuidando do senhor como ele tem cuidado para o senhor semear a Sua palavra para os que não a conhecem, levando esperança e amor! Até breve!

    Aloysio M. Almeida Junior.

  15. taila julho 11, 2011 às 6:31 pm #

    glórias ao Deus vivo e todo poderoso!!!!!!
    que Ele te sustente todos os dias em Sua vontade!

    Taila

  16. Neto julho 13, 2011 às 12:17 am #

    Ô Véio! Que susto hein!
    Glória a Deus pelo livramento e encorajamento! Deus continue te capacidando sempre MAIS!!!
    Beijão no coração,
    do seu irmão,
    Neto
    Curitiba/Pr

  17. Eduardo angelo costa julho 28, 2011 às 4:46 pm #

    Ufa! que bom pastor, sua vida é um presente de Deus para nós, quando voce vai vamos junto neste sonho real que começou na 3a igreja. Um grande Abraço. Eu e RUTE

    • Eduardo angelo costa julho 28, 2011 às 4:51 pm #

      Ufa! que bom pastor que tudo correu bem, sua vida é um presente de Deus para nós, quando voce vai vamos junto neste sonho real que começou na 3a igreja. Um grande Abraço. Eu e RUTE

  18. Camilo Queiroz novembro 24, 2011 às 1:14 pm #

    Éh meu amigo…
    Isso ainda me causa arrepios!! Deus é fiel!
    Um abraço…

Deixe um comentário

